Ernesto Geisel e um bom exemplo - O Correspondente

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Ernesto Geisel e um bom exemplo

Ernesto Geisel e um bom exemplo



Ernesto Geisel e um bom exemplo


Ernesto Geisel teve uma infância pobre e com muito incentivo e disciplina por seu pai, dizia ele e seus irmãos que eram muito cobrados sobre a educação e todos os esforços financeiros da família eram para a sua educação e de seus irmãos. Sua mãe também o incentivava e cobrava os estudos, conta ele que sempre tinham seus deveres revisados, e quando erravam uma questão, tinham que refazer toda lição. Isso nos mostra como a família é grande responsável pela educação e futuro dos filhos.
Quando entrou na escola, o mesmo não tinha livros nem cadernos por ter pouco dinheiro, por isso memorizava tudo e ainda ajudava seus colegas com os estudos, o que lhe fazia aprender mais ainda a matéria. Dizia ele que conseguia ser tão bom porque ele ficava feliz ao pensar na felicidade dos seus pais ao tirar boas notas. 
Geisel ainda lembra que na escola militar havia várias pessoas, desde pobres, classe média e até ricos, mas que lá dentro isso não importava, pois todos precisavam passar pelos mesmos testes e os cadetes ajudavam os que precisavam com doações anônimas deixadas em baixo do travesseiro. Ele também relata como as pessoas novas são levadas a acreditarem em problemas que não existem e não conhecem devido a idade jovial. Por serem jovens ficam querendo mudanças, alterações drásticas e que as coisas não são bem assim, isso falando sobre a sua época jovial. 
Lendo sua biografia me faz ver como o Brasil era bom e como ficou ruim em termos de paz, ajuda mútua e família. Me fez ver realmente quem são os vilões da história do Brasil e como a família é importante na educação dos filhos e mérito futuro deles. Geisel realmente foi um vitorioso, pois venceu todos problemas por si próprio e não aceitava favores ou o famoso "quem indica" de outros.
Talvez isso seja de família, pois no primeiro capítulo sobre a sua infância, o mesmo conta como sua família era severa com a educação e com o trabalho. Ele conta como seu avô chegou ao Brasil e por si próprio, ao invés de ir para os bares após o trabalho, ele ficava traduzindo os Jornais com um dicionário para aprender o português. Geisel também relata que naquela época, os professores tinham mérito e eram respeitados, falava que não existem mais professores como antes. Os professores eram as pessoas mais importantes das cidades e faziam seu trabalho por merecer. 
O mesmo fala que os professores deveriam ganhar mais e ter mais mérito, mas não é apenas ganhar mais, pois todo esse mérito era reflexo do seu bom ensino e boa formação do aluno, professores que se preocupam mais com greves do que com o ensino o fazia preocupar, pois para ele o problema chave era o professor.

Biografia de ouro

Sua biografia deveria ser livro exemplar em todas escolas. As pessoas realmente devem incentivar seus filhos a lerem pessoas que se esforçaram para chegar a um lugar de mérito, como exemplo de Geisel que chegou até a patente de general. 
Quem é Lula, Dilma, FHC, Color ou Sarney perto de Geisel? Essas pessoas nem merecem serem lembradas, essas pessoas não fizeram nada em suas vidas, além de guerrilhas, protestos ou arruaças.  Quem são essas comparadas a Geisel? Geisel é um exemplo de como o cidadão comum consegue ser alguém e ainda ajudar os outros através da disciplina e esforço próprio, o que é diferente dos nossos livros de história, que só ensinam quem se preocupou em fazer arruaça pela sociedade. 
Após ter iniciado a leitura de sua Biografia, me vêm a tristeza imensa ao pensar nos dias atuais e como ele não é lembrado em nossas escolas. Pois, para mim, sua história vale mais que um Rousseau.
Não apenas ele, mas outros Brasileiros que realmente foram incríveis pelo mérito e esforço, cujo ele mesmo cita em sua Biografia.
Eu recomendo a todos lerem a sua Biografia feita pela FGV, não sei se vocês conseguirão encontrá-la para comprar, mas vale muito a sua leitura, pois além de inspirar o esforço e dedicação, lhe faz ver como as coisas pioraram no Brasil, pois ao ler, você imagina o tempo, o mérito, o esforço e sua recompensa, coisa que parece se ter perdido.